
44% das micro e pequenas empresas usam IAs generativas com f ...
Micro e pequenas empresas estão de olho nas aplicabilidades da inteligência artificial (IA) dentro dos negócios. De acordo com uma pesquisa realizada...
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Micro e pequenas empresas estão de olho nas aplicabilidades da inteligência artificial (IA) dentro dos negócios. De acordo com uma pesquisa realizada pela Quaest, para o Itaú Emps — banco digital lançado pelo Itaú Empresas com foco em PME —, 44% dos empreendedores com faturamento entre R$ 200 mil e R$ 3 milhões usam IAs generativa com frequência. Em 70% das empresas, a tecnologia é utilizada para otimizar as áreas de marketing, vendas e relacionamentos do negócio.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (21/7) durante evento realizado pelo Itaú para a imprensa. A pesquisa “Do caderninho à inovação: os novos caminhos do empreendedor brasileiro” ainda aponta a geração e edição de imagens ou vídeos (65%) e análise de dados (52%) entre as principais utilizações da IA generativa nas empresas. O levantamento contou com uma base de 600 respondentes.
De acordo com o estudo, em uma escala de 1 a 5, os empresários são otimistas quanto ao potencial da IA em ajudar suas empresas a melhorar o atendimento (3,8), aumentar a produtividade (3,8), controlar entradas e saídas financeiras (3,3), realizar pagamentos e transferências (3,1) e avaliar a necessidade e contratação de crédito (2,9).
Apesar da abertura à tecnologia, quando o assunto é gestão financeira grande parte dos empreendedores ainda mantém o controle manual, com 16% usando caderneta e 23% planilhas de Excel. Softwares de gestão financeira são a escolha de 28%. Entre as principais necessidades relacionadas à organização das finanças estão controle de custos e receitas/conciliação financeira (17%) e orientação financeira e de gestão (15%).
“Há muito interesse por inovação, e o uso da inteligência artificial já ganha espaço – mas ainda com muito potencial a ser conquistado, especialmente em aspectos como gestão e finanças. A confiança na segurança dos dados é central para ampliar essa adoção, indicando que o avanço da IA nesse contexto pode ser benéfica por meio de maior clareza, acessibilidade e alinhamento com as necessidades reais do empreendedor – e principalmente, de forma integrada às suas jornadas”, diz Nathália Porto, diretora da Quaest.
A divulgação da pesquisa foi realizada junto ao lançamento de uma nova solução do Itaú, o Itaú Emps. Parte do ecossistema do Itaú Empresas, segmento do Itaú Unibanco voltado ao atendimento de pequenas e médias empresas, o Itaú Emps é um banco digital focado inicialmente em negócios de sócio único cujo faturamento varia, em média, entre R$ 200 mil e R$ 3 milhões anuais. Ainda este ano, o novo segmento deve incluir negócios com múltiplos sócios e, em 2026, incluirá microempreendedores individuais (MEIs).
O banco opera em um app sem cobrança de mensalidade e se diferencia de outras soluções da companhia a partir do uso de uma IA generativa. Por meio dela, os empreendedores têm acesso a uma assessoria personalizada para tirar dúvidas e trazer informações de negócio.
A prateleira de produtos também inclui Pix ilimitado gratuito, integração com a adquirência, com todas as informações da maquininha do Itaú, pagamento de boletos, tributos e concessionárias (água, luz etc.), além de uma frente de crédito, com os produtos que mais são utilizados por esse perfil de empreendedores – incluindo limite da conta, cartão de crédito e Pronampe.
De acordo com o banco, entre os primeiros perfis contemplados estão restaurantes, oficinas mecânicas, mercearias, lojas de material de construção, médicos, advogados e freelancers.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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