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Foram quase 300 reuniões entre produtores rurais e compradores de diversos países, que resultaram em uma projeção de mais de US$ 12,4 milhões em negócios a serem fechados nos próximos meses. Esses foram alguns dos resultados da rodada de negócios da qual participaram produtores rurais apoiados pelo Sebrae, ocorridos durante a Fruit Attraction Madrid 2025, no início deste mês.
Além disso, os agricultores já saíram da capital espanhola com mais de US$ 1,6 milhão em negócios fechados. A participação no evento foi possível por conta da parceria entre Sebrae, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e ApexBrasil, por meio do programa AgroBR que integra a ação Juntos pelo Agro.
O analista de Competitividade do Sebrae Victor Ferreira ressalta a importância da participação destes produtores no evento, especialmente em momentos como este, de alta nas tarifas impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros. “As empresas produtoras de frutas têm buscado novos mercados, e a participação destes eventos tem proporcionado o conhecimento destas oportunidades”, aponta.
“Essas vendas têm impacto no aumento da produtividade, agregação de valor com aperfeiçoamento de embalagens, logotipos, rótulos e certificações, o que promove o aumento de faturamento e a conexão com novos canais de comercialização. Além disso, essas empresas estão entendendo o valor de trabalhar de forma cooperativa para atender o volume e a frequência das entregas”, completou.
No total, participaram da missão 21 produtores de nove estados: Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. O Sebrae foi responsável por auxiliar a preparação desses empreendedores em temas como inovação, gestão e, principalmente, acesso ao mercado internacional.
Uma das empresas participantes é a Frutec, de Campo Grande (MS), especializada na produção de abacaxi pérola. O sócio Márion Henry Ribeiro conta que já saiu da feira com o contrato fechado com uma empresa espanhola e em negociações com mais três países: Portugal, Irlanda e Bahrein.
A feira nos proporcionou uma experiência que talvez, por conta própria, a gente não conseguisse ir. Foi importante participar também para entender um pouco mais do mercado internacional. Estamos caminhando para a nossa primeira exportação.
Márion Henry Ribeiro, produtor
Fonte: Agência Sebrae
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